quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cotopaxi 8/6 e 9/6

Hoje era o grande dia. Escalar o Cotopaxi.
Sempre fiquei me imaginando lá no topo do Cotopaxi vendo aquela cratera fantástica. Pelas fotos e vídeo que via, aquilo seria algo mágico.

Fechamos o pacote em 4 pessoas pois a regra é 1 guia e 2 pessoas no máximo. Caso alguém tenha que voltar as duas pessoas tem que voltar com o guia. Se for uma pessoa e um guia o custo é bem maior. O Pacote que fechamos foi no hostel mesmo e foi fechado em 170 dólares por pessoa. Bem alto o custo, mas era meu maior objetivo e pelo que eu tinha orçado o custo seria em 210 dólares.

As 9:00 iniciamos a prova dos equipamentos sendo duas pessoas por vez. Confesso que não esperava tanto equipamento pois sou amador ainda nas escaladas e quando vi todo aquele equipamento me assustei.
O Kit crampons, Piqueta, dois tipo de gorro, dois tipo de luva, uma calça, uma jaqueta, um capacete, uma laterna para capacete, um sapato e mais um suporte para conectar uma corda em voce e outra no guia. Tambem voce ganha uma mochila para por tudo isso. Tudo isso pesa cerca de uns 10 kilo.
Por 11:00 saímos em direção ao Cotopaxi. O Planejamento seria o seguinte.

  • Almoçar
  • Iriamos até o Refúgio
  • As 18:00 iriamos jantar e dormir
  •  Por 00:00 iniciamos a subida ao cume e precisamos chegar no máximo as 7:00 e depois voltar        Seria cerca de 2 a 3 horas para descer
  •  Voltar ao Refugio descansar e voltar a latacunga.

Planejamento era tudo lindo.

Saímos para almoçar e paramos também para comprar pilhas para as lanternas. Depois fomos em direção ao parque do Cotopaxi. Na entrada do parque já paramos para por alguns equipamentos como Sapato e calça. O Guia pegou e socou mais uns 3 kilo de comida na minha mochila. Pensei que não teria problema pois na minha cabeça o carro iria até o refúgio como foi em La Paz.

Para meu azar não era nada disso, falhei nas pesquisas do Cotopaxi. A Caminhoneta vai até 4200 metros e o refugio está em 4800. A Subida é muito PUNK e tinha muito muito muito vento e muito frio.
O Tempo estava horrível, acho que o pior dia do ano para subir o Cotopaxi foi esse dia. Na subida foi terrível. Eu não tenho um ótimo preparo físico e para ajudar estava com uma mochila gigante pesando 15 kilos e o vento me pressionando para trás. Sem a mochila eu subiria tranquilo porem a mochila me matou. Dava 4 passos parava para descansar, mais 4 passos parava, cheguei um ponto que sentei pra descansar e quase tive vontade de voltar hhehe. Foi terrível. Levei cerca de 1:30 pra subir e quando cheguei ao refúgio quase chorei de felicidade. Estava muito exausto.

No refúgio tomamos muito chá e jantamos.  Fomos tentar dormir o que é quase impossível. Você tem que dormir em um saco de dormir em uma beliche onde faz um vento muito forte e um frio terrível. Deixei meu celular do lado para despertar e ele simplesmente congelou.

Por 23:30 o guia veio nos chamar e acordei com uma dor de cabeça terrível, a altitude estava fazendo efeito. Nos arrumamos e nos preparamos para subir. Eu estava com muito medo pois imaginava que seria muito mais fácil.
Iniciamos a subida e o vento era terrível, visibilidade 0 e um frio absurdo, o guia nos falou que fazia -10. Eu tinha um relógio que marcava a temperatura mas não conseguia tirar ele pra ver devido ao frio e vento. Iniciamos a subida e logos chegamos ao glaciar e tivemos que botar os crampons e ali já tive meus dedos totalmente congelados. Estava muito difícil continuar pois o vento era muito forte e visibilidade 0. Andamos mais 1h pelo glaciar e não tivemos mais como continuar, eu estava totalmente exausto , com uma dor de cabeça horrível e já ficando com ânsia de vomito e tontura. O outro colega que estava comigo também não conseguia mais e resolvemos voltar.

Ficamos cerca de 3horas fora e quando voltamos ao refugio nos estávamos totalmente coberto por gelo, Era impossível tirar a câmera para bater qualquer foto na descida e também não teria muito o que fotografar pois era uma escuridão e uma mistura de neve com vento. Eu nunca senti tanto frio na minha vida. Outra coisa que dificultou muito foi nosso guia Pablo, o cara não esperava e queria que nós fosse no ritmo dele o que era impossível pois ele sobe a montanha 2x por semana e nós nunca subimos nenhuma montanha na vida. Eles querem que você pague uma propina por fora ai eles são seus melhores amigos. Mas já peguei 170 dólares e ainda ter que pagar mais 20 dólares achei o fim. Não paguei pois sabia que não ia conseguir subir por condicionamento físico e pelo clima. O outro grupo pagou

O Outro grupo seguiu e chegou quase ao cume, não foi possível devido ao forte vento e o grande desgaste físico. Eles voltaram era cerca de 9:00
Todos estavam tristes pois não conseguimos vencer o Cotopaxi.

A Chance de subir o cotopaxi é muito pequena e depende de vários fatores

  • Condicionamento física.
  • Altitude (varia muito para cada pessoa)
  • Clima, impossível prever como vai estar o Cotopaxi, cada dia muda
  • Resistencia ao Frio

Para amadores como eu não recomendo tentar a subida pois a chance de não conseguir é de 98%. Existem outros passeios que vai ate a parte da neve e é bem legal. Deveria ter feito essa e depois quando tiver mais experiência ai sim tentar uma subida.

Voltamos ao hostel e já arrumei minhas coisas para seguir a Baños.
Peguei um taxi e ele me deixou em um ponto onde os ônibus para Baños paravam e lá encontrei os dois guias. Fiquei lá com eles e segui em direção a Baños.

Gastos do Dia – Em Dólar
Cotopaxi – 170,00
Hostel – 15,00
Pilhas – 2,00
Onibus Banos 2,0

Total 189,00








Nenhum comentário:

Postar um comentário